Noticias Garrincha do botafogo

Published on abril 1st, 2017 | by leonardosmota

1

O Botafogo é Tri-Campeão Mundial

Muita polêmica cerca o debate sobre quem é o legítimo Campeão Mundial Interclubes, competição organizada pela FIFA.
A competição passou a ser organizada pela FIFA no ano 2000 e só voltou a ser disputada em 2005, por falta de patrocinadores. Vejam abaixo a relação no site da FIFA de todos os Campeões Mundiais Interclubes.
Campeões interclubes em 2000 e de 2005 até 2015, com ampla hegemonia dos europeus sobre as equipes da América do Sul. Estes são os campeões que a FIFA reconhece até o momento.
Os flamenguistas reivindicam que o jogo patrocinado pela montadora de carros Toyota, a antiga Taça Toyota, era um campeonato mundial interclubes, mesmo não sendo patrocinado pela FIFA. Esta competição era um jogo entre o campeão europeu e o campeão sulamericano. Não havia o direito de nenhuma equipe de outro continente de participar.
Se os flamenguistas pedem a oficialização da FIFA do seu título, por que não oficializar disputas como a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes)? Ou o Troféu Triangular de Caracas? O Torneio de Paris? Visto que ambas as competições estão nos mesmos padrões e precederam o Mundial Interclubes? Segue um pequeno trecho sobre estes torneios abaixo:
Esse torneio foi na época denominado de Copa do Mundo de Clubes por reunir as maiores equipes futebolísticas do planeta, tais como:
-O Peñarol, campeão da Taça Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental, Recopa dos Campeões Intercontinentais;
-O Barcelona da Espanha, uma das maiores do mundo;
-O Botafogo já se consagrara mundialmente ao conquistar o Torneio Mundial Interclubes em Paris, foi ainda quatro vezes Campeão do Brasil ao conquistar três edições do Roberto Gomes Pedrosa e uma Taça Brasil, 5 vezes Campeão do Estadual do Rio de Janeiro 1957, o Bi em 1961/1962 e o outro Bi em 1967/1968, Bicampeão da Taça Guanabara 1967/1968 (que era um torneio independente até então), do Hexagonal de clubes em 1968, além de muitos outros títulos internacionais.
O BOTAFOGO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL
A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970.
Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipe da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.
Vejam abaixo a reprodução da matéria sobre a Pequena Copa do Mundo de 1967, no site wikipedia.
Foi a segunda edição do Troféu Triangular de Caracas também conhecido como Taça Círculo de Periodicos Esportivos[1][2] foi um torneio internacional que reuniu, durante décadas, as maiores equipes do mundo, antecedendo competições como a chamada Taça Intercontinental e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Desse torneio participaram os maiores clubes do século XX, sobretudo os campeões europes e sulamericanos como: O Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, vasco e Independiente.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
OS JOGOS
O Torneio foi disputado em modo triangular (todos contra todos), sagrando-se o Botafogo campeão invicto, Barcelona vice-campeão e Peñarol terceiro e último colocado.
BARCELONA 1 x 0 PEÑAROL
Data: 26 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico, Caracas
Árbitro: Ivan Barrios
Gol: Seminario, aos 34’ do 1° tempo
Barcelona: Sadurní, Benítez e Olivella; Eladio, Borrás e Muller; Rife, Endériz, Zaldúa, Fusté e Seminario (Pereda)
Peñarol: Taibo, Lezcano e Díaz; Méndez, Gonçalves e González; Abbadie (Bertochi), Cortés, Silva (Cabrera), Spencer e Joya
Obs: Muller e Spencer foram expulsos
PEÑAROL 0 x 0 BOTAFOGO
Data: 28 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Árbitro: Angel Ortega
Peñarol: Taibo, Méndez, Lezcano, Díaz e González; Gonçalves e Cortez (Bertucci); Abbadie, Silva (Cabrera), Spencer e Joya (Barreto). Técnico: ?
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Edinho (Sicupira), Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Obs: Paulo Cézar teve um gol anulado aos 16’ do 1° tempo
BOTAFOGO 3 x 2 BARCELONA
Data: 31 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Público: 25.000
Árbitro: Rodolfo Isaia
Gols: Aírton Beleza, aos 14’ (1° tempo); Gérson, aos 35’ e Paulo Cézar, aos 40’, Silva (2), aos 41’ e 44’ (este de pênalti)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen
VEJAM MAIS SOBRE A PEQUENA COPA DO MUNDO DE CLUBES (TROFÉU TRIANGULAR DE CARACAS)
 
Clique Aqui ou no link abaixo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Triangular_de_Caracas
Troféu Triangular de CaracasTorneio de Caracas ou ainda Triangular de Caracas são nomes genéricos de 10 torneios disputados entre 1958 e 1981 entre clubes e seleções, principalmente de países de origem espanhola ou portuguesa. Este Torneio é considerado como parte da Pequena Taça do Mundo.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
Já participaram nesses torneios grandes clubes como: Real MadridBarcelonaPeñarolBenficaSportingPortoBotafogoCruzeiroGrêmioVasco eIndepentiente. E seleções como: Seleção ArgentinaSeleção Soviética e Seleção Colombiana.
O grande campeão é o Botafogo, com 3 títulos.

Tags:


About the Author



One Response to O Botafogo é Tri-Campeão Mundial

  1. R.C.G. says:

    CARIOCAS CAMPEÕES MUNDIAIS ;

    VASCO – 1953/1957
    FLAMENGO – 1981
    BOTAFOGO – 1963
    FLUMINENSE – 1952

    OBS , O FLUMINENSE FICOU EM QUARTO LUGAR [ ULTIMO ] PORQUE NÃO POSSUI UM TITULO SULAMERICANO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Show Buttons
Hide Buttons