Libertadores Grêmio de Football Porto Alegrense

Published on setembro 12th, 2017 | by leonardosmota

0

Conhecendo o Adversário V: Grêmio de Football Porto Alegrense

Olá galera alvinegra!!

Meus irmãos de camisa, agora é a fase de quartas de finais da maior competição da América  que se inicia, e vamos enfrentar um time bem conhecido de nós, botafoguenses, o Grêmio de Football Porto Alegrense, clube do sul do país, que tem tradição em copas e que chega forte para essa fase decisiva da Libertadores. Vamos conhecer um pouco mais do nosso próximo adversário?

 A HISTÓRIA

Grêmio de Football Porto Alegrense

O Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense completará na próxima sexta-feira, dia 15 de Setembro, 114 anos. Sua fundação ocorreu no ano de 1903 de uma forma bem curiosa e graças a um paulista! Houve uma partida de futebol no dia 7 de setembro de 1093 para a apresentação do esporte aos moradores do Rio Grande, a partida foi disputada entre jogadores ingleses e alemães e, durante a partida, a bola do jogo estourou e o paulista Cândido Dias da Silva, que possuía uma bola em mãos mas não sabia jogar, emprestou a sua para viabilizar o término do embate. Ao final do jogo, os jogadores ensinaram ao Cândido as regras do esporte e como eram os trâmites para se montar um clube, assim, 8 dias após a realização daquela partida, 32 participantes fundaram aquele que é um dos maiores clubes do Brasil.

O Grêmio é bi campeão da Copa Libertadores da América, tendo faturado o título em 1983 contra o Peñarol do Uruguai pelo placar agregado de 3×2 e em 1995, quando o adversário na final foi o Atlético Nacional da Colômbia, que foi derrotado pelo placar agregado de 4×2.

Em 1983 o Grêmio conquistou aquele que é considerado pelos seus torcedores o seu mais importante título, o mundial de clubes, onde enfrentou o Hamburgo da Alemanha e empatou no tempo normalpor 1×1, já na prorrogação, com gol de Renato Gaúcho, que também marcara o primeiro gol da partida, o clube gaúcho conquistou o título.

Além desses títulos o Grêmio é bi campeão Brasileiro (1981 e 1996), penta campeão da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016) e campeão da Copa Sulamericana de 1999.

O Grêmio ainda possui 36 campeonatos gaúchos, porém, mesmo com essa quantidade de estaduais, o maior campeão do estado é o arquirrival Internacional, que possui 45 títulos.

 O ESTÁDIO

A moderna Arena do Grêmio

Em 8 de Dezembro de 2012, deixou o antigo estádio Olímpico, localizado em Porto Alegre e inaugurou uma moderna arena, um estádio multiuso conhecido como Arena do Grêmio, localizado no bairro de Humaitá. A arena tem capacidade para 60.540, embora a capacidade permitida seja de 56.500 pessoas, uma das características marcantes da Arena é a proximidade da linha lateral das arquibancadas do estádio, onde apenas 10 metros separam os jogadores da torcida. Desde que foi inaugurado o Grêmio possui um aproveitamento de 69,96% em seu estádio, foram realizadas 162 partidas com 101 vitórias, 37 empates e 24 derrotas, números que comprovam que a casa do Grêmio é um verdadeiro alçapão.

A TORCIDA

Os fanáticos e apaixonados gremistas

Considerada a maior torcida do sul, os gremistas são verdadeiros apaixonados pelo seu clube, com estilo de apoio semelhantes ao uruguaio Nacional, os torcedores do tricolor gaúcho cantam e apoiam o clube até o final das partidas. A célebre frase: “Com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, que foi invlusive incorporada ao hino, foi criada pelo falecido torcedor Salim Nigrii, em 1946.

O GRÊMIO DE 2017

Luan, um dos principais jogadores do time tricolor

O Grêmio já entrou em campo em 56 oportunidades, venceu 31 jogos, empatou 13 vezes e foi derrotado em 12 jogos. Marcou 98 gols, sendo um dos ataques mais eficientes do Brasil, e sofreu 47, atualmente ocupando a segunda posição do Campeonato Brasileiro com 43 pontos, 7 a menos que o líder Corinthians. Levando-se em consideração o retrospecto dos jogos dentro e fora de casa o panorama é o seguinte: Em casa o tricolor gaúcho jogou 28 vezes, com 19 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas, já jogando fora de seus domínios o retrospecto não é tão favorável, o time também jogou 28 jogos, ganhou 12, empatou 6 e perdeu 10 vezes.

LIBERTADORES DA AMÉRICA

Grêmio na Copa Libertadores da América

Já na Libertadores o clube gaúcho caiu no grupo 8, um grupo considerado fácil e que possuía como adversários o Guarani do Paraguai, o Desportes Iquique do Chile e  o Zamora da Venezuela.

Com um grupo com adversários não tão qualificados, o Grêmio não teve dificuldades em terminar como líder e com a terceira melhor campanha no geral na fase de grupos com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota para o Desportes Iquique. Nessa fase os gaúchos marcaram 15 gols e sofreram 6 tentos.

Já na fase de oitavas de final da competição o clube enfrentou o Godoy Cruz da Argentina, onde, no primeiro jogo, em solo argentino, o Grêmio venceu por 1×0, gol de Ramiro, e no segundo jogo na Arena, nova vitória, de virada, pelo placar de 2×1, gols Javier Correa para os argentinos e dois tentos de Pedro Rocha, que recentemente foi negociado com o Spartak Moscou da Rússia na última janela de transferências internacionais.

Resultados obtidos pelo clube na fase de grupos da Copa Libertadores da América:

Zamora 0 x 2 Grêmio

Grêmio 3 x 2 Desportes Iquique

Guarani 1 x 1 Grêmio

Grêmio 4 x 1 Guarani

Desportes Iquique 2 x 1 Grêmio

Grêmio 4 x 0 Zamora

O ELENCO ATUAL

Para muitos, o Grêmio apresenta o melhor futebol do Brasil

 O Grêmio possui um dos melhores elencos do país, mesclando experiência com juventude. Do time titular podemos citar o xerife Pedro Geromel, que é um dos melhores zagueiros do Brasil, o experiente atacante paraguaio Lucas Barrios e o grande destaque da equipe, o jovem Luan, que foi objeto de desejo dos clubes europeus na última janela de transferência, mas que o tricolor conseguiu segurar, ao menos até o final da temporada. Luan inclusive é dúvida para o primeiro confronto e será reavaliado momentos antes do início da partida. Outros jogadores de destaque da equipe são o trio de volantes Maicon, Arthur e  Michel, que estará suspenso do primeiro jogo por ter sido expulso no jogo das oitavas de final, o meia Ramiro e o motorzinho Fernandinho. Entre os jogadores gremistas há alguns que já tiveram passagens recentes pelo Botafogo, como o garoto Esfirra, Bruno Cortês e o também lateral Edílson.

A equipe é comandada por Renato Gaúcho.

CONFRONTOS ENTRE BOTAFOGO E GRÊMIO

Botafogo e Grêmio medirão forças para avançar na competição

O confronto entre os times é bem equilibrado, com apenas duas vitórias a mais para o tricolor dos pampas.

O primeiro confronto oficial entre as equipes ocorreu pela antiga Taça Brasil, o jogo terminou empatado em 0 x 0.

Ao todo, as duas equipes já se enfrentaram em 63 oportunidades, com 21 vitórias para o Botafogo, 19 empates e 23 vitórias para o Grêmio. O Botafogo marcou 72 gols e sofreu 77.

CURIOSIDADES

No dia 19 de Maio 1991 o Grêmio sofreria aquele que seria o seu primeiro rebaixamento (foi rebaixado novamente em 2004), o algoz foi justamente o Botafogo, o time tricolor escaparia da segundona com um empate, porém, foi derrotado pelo Glorioso pelo placar de 3×1 no Caio Martins, no Botafogo haviam três “ex-gremistas”, todos campeões do mundial de clubes de 83, eram eles Paulo Roberto, Hugo de Léon e o técnico Valdir Espinosa. No ano seguinte o Grêmio disputou a segunda divisão e só retornou à elite do campeonato nacional após um “tapetão”,  durante o campeonato houve uma mudança de regulamento e ao invés de subirem 2 times, foram promovidos 12 times, esse campeonato ficou marcado como o maior números de times promovidos até hoje.

Bem amigos alvinegros, como podemos ver, teremos um adversário duríssimo pela frente, o time da terceira melhor campanha na Copa Libertadores da América, vice líder do Campeonato Brasileiro e um dos melhores elencos do país, porém, o nosso Glorioso já deu provas que é o exterminador de campeões e que são nos momentos difíceis que crescemos, sendo assim, todo time conta com a minha e a sua garganta para apoiar e empurrar nossos bravos guerreiros em mais uma batalha.

Apoio e vontade não vão faltar para que continuemos a escrever a nossa história Gloriosa!

Pra cima deles!

Tags:


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Show Buttons
Hide Buttons