Noticias Alberto Valentim

Published on Fevereiro 14th, 2018 | by leonardosmota

0

Aval de Cuca, estilo Azzurra, sertanejo… Conheça Valentim, novo técnico do Botafogo

Sucessor de Felipe Conceição em General Severiano fez sucesso como lateral-direito, é fã do futebol italiano, religioso, adorado pela torcida do Palmeiras… Veja 10 fatos e curiosidades sobre o treinador
Aval de Cuca, estilo Azzurra, sertanejo... Conheça Valentim, novo técnico do Bota

1) Aval de Cuca

Cuca trabalhou com Valentim no título brasileiro de 2016 pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Cuca trabalhou com Valentim no título brasileiro de 2016 pelo Palmeiras

Valentim foi indicado por Cuca, que tem forte ligação com o Botafogo. Em contato com a reportagem, o treinador elogiou muito o novo comandante alvinegro e apostou em seu sucesso:

– O Alberto tem tudo para fazer um grande trabalho no Botafogo. É jovem, dinâmico e cheio de ideias novas, assim como era com Jair (Ventura) e com o (Felipe) Conceição, que infelizmente acabou saindo. O Botafogo oferece o ideal para que o Alberto possa fazer um grande trabalho. Vamos estar na torcida – desejou Cuca.

2) Forma de jogo

Valentim é fã do estilo italiano de marcação e tenta implantar isso em suas equipes (Foto: Marcos Ribolli)

Valentim é fã do estilo italiano de marcação e tenta implantar isso em suas equipes

Valentim passou quase uma década na Itália, jogando e estudando futebol. Costuma dizer em resenhas que o ideal para um time é aliar a forte defesa italiana com o talento brasileiro. Logo que assumiu o Palmeiras, mudou a característica da equipe, que marcava individualmente e passou a fazer por zona (como fazia Jair Ventura), e buscou compactar mais as linhas, subindo a defesa para explorar os impedimentos. O que por vezes o fez ser criticado, mas ele sempre defendeu a tática.

3) Carinho dos palmeirenses

Assim como os torcedores, os jogadores gostavam muito do técnico (Foto: César Greco / Agência Palmeiras)

Assim como os torcedores, os jogadores gostavam muito do técnico

Valentim comandou o Palmeiras em apenas 11 jogos. Apesar de ter desperdiçado a chance de ultrapassar o líder Corinthians no ano passado e da derrota feia por 3 a 0 para o Atlético-PR na última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico teve seu trabalho muito elogiado. Palmeirenses chegaram a criar a “hashtag” #EfetivaValentim quando estava como interino. O clube contratou Roger Machado, mas tentou mantê-lo em outra função. Mas ele preferiu seguir a carreira.

4) Mudanças de nome

Os mais velhos podem não se lembrar de nenhum jogador de nome Valentim, mas é que durante toda a carreira como jogador ele era chamado apenas de Alberto. O sobrenome passou a ser adotado profissionalmente a partir do momento em que assumiu funções fora de campo, da gerência à comissão técnica. Hoje, com exceção de Cuca, “Alberto” é para quem não lhe é íntimo. E para a maioria dos familiares, ele é apenas “Beto”.

5) Carreira

Ainda conhecido como Alberto,teve seu maior destaque pelo Atlético-PR (Foto: Divulgação/Site do Atlético-PR)

Ainda conhecido como Alberto,teve seu maior destaque pelo Atlético-PR

Até então Alberto, ele era um lateral-direito habilidoso que iniciou a carreira no Guarani e fez até gol de título da Copinha: em 1994, a final foi decidida nos pênaltis contra o São Paulo, e ele converteu a cobrança que garantiu a taça. Dois anos mais tarde, já no profissional, ele foi eleito o melhor de sua posição do Campeonato Brasileiro. Passou por São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Udinese e Siena (Itália), mas foi pelo Atlético-PR que mais obteve sucesso e destaque.

6) Paizão

Alberto Valentim com o filho, Diego, na conquista do título brasileiro de 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)

Alberto Valentim com o filho, Diego, na conquista do título brasileiro de 2016

Sempre que pode, Valentim está acompanhado do filho, Diego, que o tem como grande ídolo. Ainda como auxiliar do Palmeiras, ele o levou diversas vezes à Academia de Futebol e também à Arena – como nos dias das conquistas da Copa do Brasil de 2015, diante do Santos, e na vitória sobre a Chapecoense, que decretou o título brasileiro de 2016.

7) “Identidade secreta”

8) Estilo sertanejo

Valentim já presenteou a dupla "Chitãozinho & Xororó" com camisas do Atlético-PR (Foto: Divulgação)

Valentim já presenteou a dupla “Chitãozinho & Xororó” com camisas do Atlético-PR

Por ter morado muitos anos na Itália (de 1999 a 2008, período em que atuou por Udinese e Siena), Valentim gosta de canções italianas. Mas seu estilo predileto é o sertanejo, do mais antigo ao universitário. Uma de suas duplas preferidas é “Chitãozinho & Xororó”.

9) Costas tatuadas

Técnico carrega nas costas tatuagem de uma cruz e a frase: "Rastros na areia" (Foto: Divulgação)

Técnico carrega nas costas tatuagem de uma cruz e a frase: “Rastros na areia”

O técnico é religioso e, além de um texto na altura da panturrilha direita, tem uma tatuagem em forma de cruz que vai da parte baixa da nuca até a metade das costas. Abaixo, a frase que dá nome à música sertaneja do cantor Dalvan.

10) Dono de academia

Em Oliveira (MG), sua cidade natal, que f  ica a aproximadamente 150 km da capital Belo Horizonte, o ex-lateral é proprietário de uma academia. A “Alberto Sport Center” oferece, além de musculação, também aulas de natação e escolinha de futebol.

Tags:


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Show Buttons
Hide Buttons